Resumo Trabalho

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS PRÁTICAS DE EXCLUSÃO E O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autor(es): SABRINA ARAUJO DE ALMEIDA, BRUNO VIVIANI DOS SANTOS e orientado por PEDRO HUMBERTO FARIA CAMPOS

O presente estudo teve como objetivo investigar as representaes sociais de professores da educao infantil sobre as prticas exercidas na escola comum com alunos com Transtorno do Espectro Autista. Tal questo foi pautada na investigao sobre as representaes sociais de professores da escola inclusiva e suas tarefas. A Teoria das Representaes Sociais foi utilizada como referencial terico por ser considerada uma teoria que nos permite compreender a dimenso normativa e os processos de transformao dos conhecimentos partilhados por um dado grupo, acerca da realidade social. Desta forma, participaram da pesquisa 155 sujeitos, com idades entre 20 e 60 anos, de Joo Pessoa/PB, Juiz de Fora/MG, Barra do Pira/RJ e Pira/RJ. A abordagem metodolgica tem como base a Abordagem Estrutural, que procura no discurso dos sujeitos, elementos que justifiquem as prticas exercidas no contexto escolar. Quanto aos instrumentos, no primeiro momento, foi realizado um grupo focal, com o intuito de identificar as prticas mais frequentes entre os professores. Em seguida, foram aplicados 155 inventrios com 40 prticas sugeridas pelos professores no grupo focal, divididas entre prticas exercidas por professores especialistas, da escola comum e por ambos. Por fim, foram criadas sete categorias para organizar os dados, concluindo que os professores da escola comum se apoiam na ideia de que exista a necessidade de atuao de professores especialistas para atividades especficas de adequao e adaptao, mas ao mesmo tempo reconhecem a necessidade de construir novas prticas, ao admitirem a existncia de processos de excluso no ambiente escolar.

Veja o artigo completo: PDF