Resumo Trabalho

MEMÓRIA E LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DO JARDIM GRAMACHO

Autor(es): SARA SOUZA DA SILVA, CLEONICE PUGGIAN

Este artigo descreve uma proposta de letramento desenvolvida com professoras alfabetizadoras de trs escolas pblicas do bairro Jardim Gramacho, localizado em Duque de Caxias, onde funcionou um dos maiores aterros sanitrios da Amrica Latina (1978-2012). Trata-se do resultado de uma pesquisa colaborativa, apoiada em cinco histrias de vida de moradoras antigas. A criao da proposta ocorreu durante o ano de 2017. A equipe de pesquisa produziu uma histria infantil, que foi lida, dialogada e ilustrada pelos alunos. Percebemos que houve uma profunda identificao das crianas com a histria. Elas reconheceram os locais e experincias comuns mencionadas no texto. Ficaram curiosas com as experincias de Larissa (personagem principal), que cresceu no bairro e acompanhou as transformaes do local. Quiseram no apenas ler a histria, mas aprender sobre a vida das pessoas e as mudanas que ocorreram no local atravs do tempo. Houve tambm interesse dos familiares, tendo em visa a escassez de obras sobre a histria local. Conclumos que o processo de letramento, mesmo com crianas pequenas, pode assumir um papel importante no enfrentamento das injustias ambientais, lanando mo de histrias de vida e literatura infantil para revelar as desigualdades, produzindo novas formas de ler o mundo e as palavras.

Veja o artigo completo: PDF