Resumo Trabalho

PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA DE RECURSO E O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO

Autor(es): CRISTINA ANGÉLICA AQUINO DE CARVALHO MASCARO

O trabalho se insere no recorte de uma tese sobre o plano educacional individualizado (PEI). A pesquisa pauta-se nos referenciais das metodologias de cunho qualitativo, foi realizado um estudo de caso e apresentado os resultados da aplicao do PEI com um estudante do m deficincia intelectual no mbito de uma sala de recursos de uma escola de ensino comum. A partir da individualizao do ensino foi elaborado um modelo para aplicao do PEI com nfase nas habilidades de comunicao oral, alfabetizao e conceitos matemtico. Apresenta-se por opo de recorte os resultados na rea da comunicao oral. Foi evidenciado ao longo do estudo que, na medida que a estudante desenvolvia maior autonomia na comunicao oral, a expresso de seus sentimentos, desejos, opinies favoreceram seu desenvolvimento acadmico. As consideraes apontam que no cotidiano escolar, a dificuldade de expresso oral de alunos com deficincia intelectual pode ser interpretada indevidamente como uma entraves de cunho pedaggico, sendo assim esta uma rea que deve ser considerada nas aes do Atendimento Educacional Especializado tendo como vis o PEI para atendimento s especificidades deste alunado.

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