Resumo Trabalho

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DE PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autor(es): THIAGO PARREIRA SARDENBERG SOARES e orientado por HELENICE MAIA

Tecnologia Assistiva (TA) um termo novo no Brasil, definido em 2006 pelo Comit de Ajudas Tcnicas como produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratgias, prticas e servios que objetivem promover a funcionalidade da pessoa com deficincia ou com mobilidade reduzida. Muitos profissionais que atuam com alunos DV parecem no ter informaes suficientes sobre TA e, consequentemente, no a utilizem devidamente. O objetivo dessa pesquisa foi investigar as possveis representaes sociais de Tecnologia Assistiva elaboradas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam em escola regular e possuem alunos deficientes visuais includos em suas turmas. O referencial terico adotado foi a Teoria das Representaes Sociais de Serge Moscovici (1978; 2012). Para coleta de dados foram analisados documentos oficiais relativos TA e realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professores, os quais foram analisados em seu contedo conforme proposto por Lawrence Bardin (2016). A anlise das entrevistas evidenciou que para os professores entrevistados, o conhecimento acerca da TA orientado, provavelmente, pela polissemia do termo recurso encontrada nos documentos oficiais, pois os professores associaram TA a qualquer recurso que inclui, tanto relativo perspectiva da TA, como pedaggico. Quanto as representaes sociais de TA, entendemos que encontramos alguns indcios desta representao, pois mesmo no reconhecendo a expresso TA, os docentes associaram recursos, estratgias e produtos utilizados com o aluno DV TA. Portanto, possvel que esta representao esteja em fase de elaborao, pois os docentes ainda se encontram em meio a conversas sobre TA e troca de informaes sobre ela.

Veja o artigo completo: PDF