Resumo Trabalho

A FORMAÇÃO CONTINUADA E A CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DE SER PROFESSOR

Autor(es): GIOVANNA RODRIGUES CABRAL, RENATO SALDANHA BASTOS, LENISE TEIXEIRA DE SOUSA

Este artigo apresenta parte do resultado de uma pesquisa realizada entre 2012 e 2014 que teve como objetivo pensar as polticas pblicas federais de formao continuada para alfabetizadores consubstanciadas nos programas Pr Letramento (2008 a 2010) e do Pacto Nacional pela alfabetizao na idade certa - PNAIC (2012 a 2018), oferecidos em parceria com um pequeno municpio de Minas Gerais. Para levantamento dos dados foram utilizados questionrios e entrevista coletiva com as professoras alfabetizadoras do municpio que frequentaram a formao em servio. Para tratamento dos dados, optou-se pela anlise de contedo, sob o aporte terico de autores que pesquisam as polticas pblicas de formao continuada de professores, como Nvoa (1997), Tardif (2002) e Candau (1997). Assim, os textos narrativos resultantes das transcries obtidas a partir dos instrumentos de coletas de dados foram analisados, possibilitando a emergncia das categorias empricas. Emergiram da relao entre a reviso de literatura e o trabalho de campo as seguintes as dimenses de anlise: a) Ser professor; b) Saberes docentes; e c) Fazer pedaggico. Neste artigo apresentamos a dimenso de anlise sobre o ser professor. Essa dimenso toma como referncia o conjunto de falas representativas presentes nas respostas de cada professora sobre sua trajetria de vida, escolhas profissionais, formao inicial e continuada, histrias de leitura e escrita que permeiam seu papel profissional e seu agir individual.

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