Resumo Trabalho

FANTASIA E REALIDADE: COMO O LIVRO INFANTIL PODE COLABORAR COM A APRENDIZAGEM E O PROTAGONISMO INFANTIL

Autor(es): PAULA DO NASCIMENTO FERREIRA, ELIZA APARECIA COSTA DA SILVA

A infncia uma fase de descobertas e experincias por parte da criana. nesta etapa da vida que o sujeito comea a explorar formas de comunicao, interagindo com o mundo e aqueles que dele fazem parte. No decorrer dos sculos percebemos que o conceito de infncia foi se modificando. Antes vista como um mini adulto, a criana foi ganhando novas ressignificaes com o passar do tempo, e hoje pode ser entendida como um ser social, poltico e histrico que participa, modifica e produz cultura dentro da sociedade em que est inserida. durante esta etapa do seu desenvolvimento que a criana tem a oportunidade de brincar, aprender e compreender o mundo. Diante deste contexto, ela introduzida em um ambiente at ento desconhecido, repleto de novas significaes, capaz de possibilitar uma rica experincia social: a escola, espao educacional que tem como funo auxiliar a criana em seu processo de aprendizagem. Na escola o sujeito estimulado a ampliar seus conhecimentos sobre os diferentes tipos de linguagem, enfrentando dilemas e adquirindo saberes necessrios para a sua formao. O presente trabalho tem como objetivo mostrar como atividades realizadas em sala de aula podem aliar o ldico aprendizagem infantil, destacando que por meio da literatura infantil possvel fazer com que o indivduo se reconhea como sujeito que faz e participa da histria. Para isso ser apresentada uma sequncia didtica que procura evidenciar as reflexes referentes a esta temtica, destacando a questo do protagonismo infantil.

Veja o artigo completo: PDF