Resumo Trabalho

O MEDIADOR ESCOLAR COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL POTENCIALIZADORA

Autor(es): SANDRO HENRIQUE DA ROCHA LEMOS, ANA CAROLINE DE SOUZA LIMA , KATIA SIMONE FERNANDES DE BARROS, THACIO AZEVEDO LADEIRA e orientado por CHARLES DE OLIVEIRA MAGALHÃES

Ao analisar sobre os processos de incluso de modo geral, possvel perceber que muitos avanos j foram alcanados, primeiro no mbito legislativo, em seguida, por meio de transformao do cotidiano escolar, como pretende demonstrar o presente trabalho. Como resultado de novas posturas assumidas pela poltica pblica do municpio de Miracema/RJ, tornou-se fortalecido o movimento de incluso escolar potencializado pela criao de um grupo de mediadores, que atravs da prtica de assessoramento, tem representado um salto no processo educacional de alunos/as em processos de incluso do municpio. O grupo formado por professores vinculados secretaria do municpio, com extensa bagagem escolar, e por estagirios de cursos de pedagogia de instituies federais das proximidades locais do municpio, como UFF e FAETERJ, que tem afinado, juntamente com Miracema, o dilogo sobre incluso. Nessa pesquisa, apresentamos a mediao escolar, tecnologia educacional utilizada em vrios pases e em poucas experincias brasileiras (MOUSINHO et al, 2010), como uma possibilidade para incluso escolar. De acordo com KAUFMAN (2013) o mediador pode atuar em todos os espaos da escola atendendo as demandas que surgem em relao s dificuldades do aluno. Esse trabalho precisa ser construdo em parceria com a escola, principalmente com os professores, de forma que se configure uma interveno conjunta para que a vivncia escolar do aluno em questo tenha maior qualidade (KAUFMAN, 2013).

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