Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SEROPÉDICA/RJ: REFLEXÕES E DESAFIOS

Autor(es): LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA e orientado por FREDERICO ALAN DE OLIVEIRA DA CRUZ

Para que o professor possa ensinar fundamental que ele compreenda o pblico que ele atender, visto que as metodologias que sero empregadas tambm devem estar de acordo com as experincias e anseios dos estudantes. No caso especfico do EJA parece haver, por parte dos profissionais da educao, pouco interesse em compreender sobre a realidade dos alunos, fazendo com que o processo de ensino aprendizagem seja pouco produtivo. Esse, certo descaso na busca de metodologias adequadas a esse pblico um dos elementos, alm das condies sociais dos indivduos que buscam completar sua escolarizao, que influenciam diretamente nas grandes taxas de desistncia percebidas nessa modalidade. O que deveria ser um processo de redeno para essas pessoas acaba se tornando mais uma frustrao, pela falta de amparo necessrio por parte das escolas. No municpio de Seropdica, localizado na regio da Baixada Fluminense, percebe-se que apesar de haver uma universidade pblica federal nessa regio, com a presena de um grande nmero de curso de licenciatura, essa modalidade de ensino parece sofrer as mesmas mazelas de outras regies do Brasil. Essa condio apenas nos mostra que em pleno sculo XXI, onde a educao vista como elemento fundamental para a construo de um futuro sustentvel, existe um desinteresse por parte de grande parte dos setores da sociedade, incluindo as instituies de ensino superior, em reverter o quadro educacional no qual o pas se encontra.

Veja o artigo completo: PDF