Resumo Trabalho

ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGENS: A TESSITURA DO CONHECIMENTO A PARTIR DA VALORIZAÇÃO DA AUTONOMIA E DA AUTORIA

Autor(es): RAQUEL LOPES PEREIRA PINHEIRO, DEBORA RAMOS FIGUEIREDO

O presente trabalho tem como objetivo relatar e discutir importantes experincias que ns, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia (PIBID) vivenciamos com a turma do segundo ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Ansio Teixeira, localizada na cidade de Niteri RJ, no segundo semestre de 2015. Ao relatar e expor o trabalho realizado por ns, ex-bolsistas do PIBID, temos o intuito de demonstrar nosso reconhecimento do PIBID como um importante programa de iniciao docncia, por proporcionar a articulao da teoria com a prtica, a partir de um trabalho embasado em discusses, debates e reflexes terico-prticas, favorecendo a formao do professor-pesquisador. O tema geral do projeto desenvolvido por bolsistas do PIBID na Ansio Teixeira, sob a coordenao de Mnica Silvestre, Mltiplas linguagens na alfabetizao: dos projetos de ensino aos processos autorais de leitura e escrita. Tal tema aponta para o objetivo geral do nosso trabalho que se tratou de potencializar o processo de alfabetizao no primeiro seguimento do Ensino Fundamental, buscando condies para ampliar e aprimorar o processo de leitura e escrita, visando uma aprendizagem por meio da qual a autoria e a autonomia se fizessem presentes. Dentro deste tema geral do projeto, os bolsistas trabalhavam com mltiplas linguagens, a partir de vrios subtemas, como Artes plsticas, Linguagens da Natureza e Literatura, sendo este ltimo o desenvolvido por ns, o qual ser abordado no presente resumo.

Veja o artigo completo: PDF