Resumo Trabalho

TECENDO METODOLOGIAS A PARTIR DA FILOSOFIA

Autor(es): JONATHAN MACHADO DOMINGUES, CAROLINE HOARA DOS SANTOS CAVALCANTE

O presente texto ir abordar as questes apresentadas no ttulo deste artigo, tendo como objetivo principal disponibilizar aos profissionais da rea educacional, instrumentos para serem utilizados no ensinamento aos discentes e consigo no planejar de uma aula como a forma adequada para ministrar determinada temtica (assunto). Mostrando-o que todos os estudantes so iguais. Assim, no ir proporcionar nenhum fator de inferiorizao. Para estruturao deste material foram usados livros e peridicos referente a temtica. Desse modo, pode-se citar como uns dos resultados quando chega poca dos docentes tratarem a temtica dos negros (como exemplo, a poca da escravido), acaba havendo uma imposio no que tange e se resume desde colonizao a figura (identidade) do negro. De resto, pode-se citar como outro resultado a formao dos professores (sculo XXI). No qual, dentro das prprias universidades acaba havendo poucas disciplinas ou quase nenhuma para auxiliar o profissional na rea curricular, na didtica e at na avaliao. O que permite concluir que, escola, uma instituio social, fundamental para construo simblica de uma criana. Destarte, que possa haver mais investimento na formao continuada dos professores. Assim, existiro ferramentas para construes de projetos como exemplo relacionado aos assuntos transversais. No tratar simplesmente com olhar eurocntricos certos assuntos. Porm, ir alm das fronteiras europia. Ademais, para esta comunicao ser abordado juntamente metodologia de ensina que liga ao currculo, avaliao e a didtica, porm, acaba fazendo um ligamento com temas relacionados filosofia.

Veja o artigo completo: PDF