Resumo Trabalho

FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autor(es): DESIRÉE RAMOS DO CARMO e orientado por SANDRA SANTOS CABRAL BARON

O presente trabalho expe os dados resultantes da pesquisa, em andamento, sobre a formao docente nos cursos de graduao das Instituies de Ensino Superior Fluminenses em nveis federais e estaduais na perspectiva da Educao Inclusiva. Os dados relacionados aos currculos das Universidades foram analisados a partir de uma abordagem quantitativa que visa expor complicadores do atendimento escolar especializado que possibilite uma real incluso das pessoas portadoras de necessidades especiais. As IES pesquisadas foram a UFRJ, UNIRIO, UFF e UERJ. Embora o nmero de produes acadmicas na rea tenha alcanado um expressivo aumento nos ltimos anos, compreende-se que uma universidade no consegue ofertar aos seus alunos fundamentao terica suficiente para que o nvel das pesquisas realizadas seja cada vez mais elevado, caso permanea oferecendo em seu currculo poucas disciplinas especficas, conforme observado no decorrer do estudo.

Veja o artigo completo: PDF