Resumo Trabalho

DRAMATIZAÇÃO COMO ATIVIDADE PREVENTIVA SOBRE DROGAS: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autor(es): ROSANA LIMA GERPE, FRANCISCO JOSÉ FIGUEIREDO COELHO, MARACYR MYRA DE MORAES, PRISCILA TAMIASSO-MARTINHON e orientado por CÉLIA SOUSA

A maconha est entre as drogas mais antigas e populares do planeta. Ela geralmente vendida e consumida ilegalmente, mas alguns pases no criminalizam seu uso. Falar sobre essa temtica no algo fcil. Nessa perspectiva, reconhecemos a relevncia das discusses sobre os diversos fatores envolvidos no uso de drogas, na questo da legalizao, da descriminao e da vitimizao. Nesse vis, partindo da pedagogia da autonomia e da reduo de danos, acreditamos que a escola seja ambiente favorvel para criar espaos de dilogo e aprendizagem sobre as motivaes e implicaes do uso dessa substncia. Em face ao oferecimento destes espaos de discusso, acreditamos no potencial da arte - em especial o teatro - como estratgia de ensino para iniciar ou complementar debates sobre diferentes drogas na sociedade, estimulando novos olhares e posicionamentos juvenis mais democrticos. Seguindo esse contexto, o trabalho descreve e discute uma interveno educativo-preventiva realizada com alunos da Educao de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da zona norte do Rio de Janeiro. Centrada na dramaturgia, a proposta associou assuntos de fisiologia humana com questes reflexivas acerca do consumo e legalizao das drogas. O que notamos foi que a proposta revelou que o uso do teatro como estratgia, tem a capacidade de promover espaos para o debate entre alunos e professor. O debate sobre legalizao convergiu para um ensino preventivo, baseado na aprendizagem cientfica de valores e atitudes acerca do uso das drogas.

Veja o artigo completo: PDF