Resumo Trabalho

JOVENS NORMALISTAS – ESCOLHAS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA BAIXADA FLUMINENSE

Autor(es): REJANE BRANDÃO SIQUEIRA e orientado por DR. SONIA KRAMER; DR. ELIANE RIBEIRO

A pesquisa tem como sujeitos, jovens que vivenciam a sua condio juvenil no interior de uma instituio educativa da Baixada Fluminense que oferece o curso de formao de professores em nvel mdio na modalidade normal em horrio integral buscando perceber as singularidades do ser jovem nessa condio e conhecer suas histrias de vida a fim de compreender quem so, qual(ais) a(s) motivao (es) para a escolha desse curso e a pretenso pela carreira docente. A partir de uma perspectiva de que o jovem estudante do ensino mdio est, em sua maioria na faixa etria entre 15 e 18 anos de idade e que a construo social da juventude se consolida nas diferentes sociedades em diferentes momentos histricos e condies sociais diversas, so questes centrais: Que jovem esse que frequenta o curso normal? Qual(ais) a motivao(ais) para a escolha desse curso? E o que pensam sobre ele? De que maneira percebem a sua condio juvenil nesse contexto e fora dele? Quais as pretenses e expectativas de futuro? Eles pretendem a carreira docente? Como se percebem enquanto jovem do sculo XXI? Quem so e o que fazem estes jovens fora da escola? Como constroem seus modos de ser jovem no cotidiano? Em coerncia com os objetivos e referencial terico da pesquisa (DAYRELL, 2007, 2014; BOURDIEU, 1983; NVOA, 1991; JOBIM e SOUZA e KRAMER, 1996; LELIS, 1996, 1997), a metodologia escolhida toma como estratgias a aplicao de questionrio, realizao de grupo focal e escuta de histrias de vida.

Veja o artigo completo: PDF