Resumo Trabalho

O ENSINO DE GEOGRAFIA NO PIBID/CAP-UERJ:“ESTUDO DO MEIO” E SUAS POTENCIALIDADES COM OS ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-RJ

Autor(es): URIEL BORGES DA SILVA JUNIOR e orientado por FÁBIO TADEU E ANDRESSA LACERDA

Repensar nossas prticas de ensino em geografia, nos permite renovar as formas como trabalhamos diariamente dentro e fora dos espaos de sala de aula com os alunos. Refletir sobre como podemos realizar o processo de ensino-aprendizagem tornar-se mais significativo afim de permitir aos alunos desenvolver um olhar critico sobre o espao geogrfico no qual esto inseridos se tornou um dos desafios que nortearam o nosso trabalho. Na nossa experincia, o Estudo do Meio tem sido um importante recurso pedaggico para o ensino de geografia em colgios pblicos municipais do Rio de Janeiro-RJ. O trabalho tem como propsito verificar e produzir conhecimentos atravs de profundo dialogo sobre a realidade na qual os alunos esto inseridos, alm de construir por esse caminho conhecimentos geogrficos mais prximos do seu viver social. Aps algumas experincias empricas estruturamos as nossas prticas em trs fases: Realizao de um pr-trabalho de campo com o objetivo de reconhecer o espao e determinar os pontos que sero trabalhados, montagem de um caderno de atividades com contedos geogrficos, o trabalho de campo no espao geogrfico e por fim a anlise dos dados e o ps-campo onde ocorre uma construo coletiva dos contedos. Realizamos alguns estudos do meio nas escolas onde estagiamos, tendo sido de grande aprendizado para os envolvidos no projeto PIBID CAp-UERJ e tambm para os alunos das escolas. Vivenciarmos e participarmos da criao de prticas de ensino como esta, tem sido muito importante para a nossa formao como futuros professores de geografia e acima de tudo como educadores.

Veja o artigo completo: PDF