Resumo Trabalho

CARTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES A PARTIR DA VIVÊNCIA DO TRABALHO DE CAMPO

Autor(es): DANIEL LUIZ POIO ROBERTI, MARCELLA RAMOS CONSTANTINO , NATALIA PAIVA DE SOUZA DOS SANTOS, ISABELY CÂNDIDA CARVALHO SANTOS e orientado por CARLOS MARCLEI ARRUDA RANGEL

O projeto pesquisou propostas metodolgicas e curriculares que visam discutir formas de mapear o espao pela criana. um projeto de pesquisa e extenso que contribui com a formao de professores da rede municipal de Angra dos Reis, principalmente, os que lecionam na creche e pr-escola, campo de pesquisa. O projeto buscou abrir frentes de dilogos com as reas temticas dos Estudos sociais da Infncia, Educao, Psicologia do desenvolvimento, Cartografia e Geografia escolar. Parte dos sujeitos desta pesquisa so crianas com idade escolar entre 4 e 6 anos que pensam, vivem e sentem o espao. O objetivo desta pesquisa foi construir um mapa da creche com a participao das crianas, funcionrios e professores da referida instituio de ensino, a partir da metodologia dos mapas vivenciais. Atualmente, a ao extensionista est promovendo visitas para o (re)conhecimento da creche e do bairro, em que esta se localiza.

Veja o artigo completo: PDF