Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PROJETO EDUCACIONAL AUTORITÁRIO DO ESCOLA SEM PARTIDO E OS ATAQUES AO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Autor(es): CRYSTIANE ALVES CAVALCANTE, FABRÍCIA DO NASCIMENTO SILVA DE OLIVEIRA, JONATHAN FERREIRA RIBEIRO, VANESSA RODRIGUES DE SOUZA

O presente estudo objetiva analisar a relao entre Educao de Jovens e Adultos (EJA) e a ameaa ao desenvolvimento de qualquer projeto de educao emancipadora nas escolas, sobretudo pblicas, a qual o movimento Escola Sem Partido simboliza, especialmente, no que se refere aos ataques obra de Paulo Freire. Nesse sentido, a escolha da temtica se deve ao recente destaque que o Movimento Escola sem Partido tem recebido na sociedade e o crescente apoio auferido entre os setores conservadores da populao, na forma de discurso de dio contra os educadores, contra o pensamento progressista e contra a concepo de educao democrtica. Trata-se de uma pesquisa bibliogrfica. Para isso, o artigo est estruturado de acordo com a seguinte organizao: 1) Consideraes sobre a EJA, com uma breve contextualizao da Educao de Jovens e Adultos nas ltimas dcadas; 2) Contribuies de Paulo Freire, sobre as influncias do legado freiriano para a prtica educativa; 3) Escola sem partido e educao opressora, apresenta a anlise do Escola Sem Partido enquanto projeto educacional antidemocrtico e 4) Libertadora Educao x Escola sem Partido, onde se destaca a luta dos educadores em defesa da educao pblica emancipatria.

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