Resumo Trabalho

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A INSERÇÃO DA PSICOLOGIA NA INCLUSÃO ESCOLAR

Autor(es): ANA LUIZA BARCELOS RIBEIRO, ANDRÉA LEONARDO DE FREITAS PEREIRA, LUCY CALDEIRA GOBETI e orientado por BIANKA PIRES ANDRÉ

Esse trabalho apresenta uma reviso de literatura assistemtica, com diversos autores que estudam sobre a dificuldade de aprendizagem, a psicologia e sobre a incluso escolar. Numa tentativa de compreender os processos que envolvem as dificuldades de aprendizagem, a incluso destes alunos e a atuao do psiclogo neste contexto educacional. Inicia-se com a conceituao de incluso e os aspectos legais que a legitimam, falamos sobre aprendizagem, visto que para se falar de dificuldades, esta pressuposto, diferenciou-se transtornos, distrbios e dificuldades de aprendizagem, percebendo que os transtornos e distrbios se relacionam as desordens neurolgicas enquanto que as dificuldades esto relacionadas a questes metodolgicas e pluricausais, verificando como a psicologia pode contribuir nesse processo que envolve muitos aspectos emocionais, relacionais e extrnsecos ao indivduo. Observou-se que as consequncias acarretadas pelas dificuldades de aprendizagem podem levar a problemas emocionais graves, alm do fracasso e da evaso escolar. Sendo assim foram utilizados alguns autores importantes para a rea, assim como artigos mais recentes que se posicionam quanto atuao do psiclogo escolar e sua interveno na rea da dificuldade de aprendizagem e incluso escolar.

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