Resumo Trabalho

“A ESCOLA É NOSSA!”: REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE QUILOMBO E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

Autor(es): DANIELLE TUDES PEREIRA SILVA

O presente artigo foi produzido a partir das experincias vividas e da pesquisa realizada na Escola Municipal urea Pires da Gama, situada na comunidade Quilombola Santa Rita do Bracu, no municpio de Angra dos Reis RJ, durante o ano de 2016. Nele, discutimos o processo de reconhecimento da escola situada no territrio do Quilombo, os conflitos oriundos desta questo e enraizados na colonialidade enquanto constitutiva dos padres de poder, ser e saber. Para tal, consideramos imprescindvel a abordagem dos seguintes aspectos: a construo de um esteretipo do que seria um Quilombo e seus habitantes e a perspectiva do currculo escolar como um espaotempo de poder sitiado, em permanente tenso e disputa. Nesse sentido, o objetivo principal foi compreender as dificuldades colocadas, especialmente pelo corpo docente, ao reconhecimento da Escola urea Pires enquanto Quilombola e as implicaes da decorrentes. Para tal fim, realizamos pesquisa bibliogrfica e optamos por trabalhar com a perspectiva decolonial em dilogo com Anbal Quijano e Nelson Maldonado-Torres. Alm disso, tambm recorremos s contribuies de bell hooks e Miguel Arroyo.

Veja o artigo completo: PDF