Resumo Trabalho

REDESENHANDO ESTEREÓTIPOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE DOCENTES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): LÍVIA MACHADO OLIVEIRA e orientado por JONAS ALVES DA SILVA JÚNIOR

O trabalho docente dedicada primeira infncia naturalizou-se diante da perspectiva de gnero como sendo um espao reservado s prticas femininas. No entanto, apesar de ser um grupo minoritrio, observa-se que tem aumentado o quantitativo de docentes homens que decidem lidar diretamente com as questes paradigmticas que atravessam a diviso sexual do trabalho e as noes hegemnicas de masculinidades e optam por enfrentar os estigmas que perpassam a atuao docente masculina na Educao Infantil. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar de que maneira ocorre a construo social de um professor homem que leciona na Educao Infantil.Sendo esta pesquisa de carter qualitativo, utilizaremos como ferramenta a aplicao de entrevista semi-estruturada com os docentes homens atuantes neste segmento que so os interlocutores diretos desta pesquisa. Diante disso, pretendemos enfatizar a importncia de viabilizarmos para as crianas pequenas uma educao emancipatria em termos de diversidade de atuaes, promovendo ento a formao de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Veja o artigo completo: PDF