Resumo Trabalho

DIAGNÓSTICO NA SALA DE AULA: IMPACTOS DO LAUDO MÉDICO NAS PRÁTICAS DOCENTES INCLUSIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ.

Autor(es): JACQUELINE DE SOUZA GOMES

Este projeto uma contribuio para pensar o diagnstico a partir de uma perspectiva social e comprometida com os direitos humanos. Trata-se de uma anlise sobre como os diagnsticos de doenas (ou a ausncia deles) criam consequncias sociais, ticas e polticas para diversos atores envolvidos, como pacientes (particularmente pessoas com doenas raras), familiares, profissionais de educao e profissionais de sade. Partimos de uma discusso sobre o diagnstico enquanto direito humano do paciente e, a partir disto, levantamos questes inerentes sociologia do diagnstico que sero aprofundadas atravs de mapeamento sobre a importncia do laudo mdico para a prtica docente. O mapeamento ser realizado atravs de entrevistas, presenciais ou distncia, com docentes de escolas pblicas do municpio de Santo Antnio de Pdua a partir de instrumentos previamente determinados. As entrevistas respeitaro s disposies ticas previstas na Resoluo n. 510, do Conselho Nacional de Sade. Atualmente, estamos numa fase inicial da pesquisa para levantamento bibliogrfico e discusses em grupo de estudos.

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