Resumo Trabalho

ANÁLISE DO DESENHO INFANTIL EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM PRAGMÁTICA PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): CAMILA OLIVEIRA LOURO MACHADO e orientado por ALDA MARIA COIMBRA

No presente trabalho, prope-se uma abordagem pragmtica para a anlise de desenhos infantis por professores que atuam na Educao Infantil, com o objetivo de ampliar a formao terica do professor sobre o desenho produzido por seus alunos. Muitos estudiosos tiveram como objeto de estudo o desenho infantil. O ato de desenhar possui papel central no desenvolvimento da criana e uma adequada anlise do seu desenho e do seu ato de desenhar permite obter uma srie de informaes a respeito da sua expressividade. Neste trabalho, foram mapeadas as principais teorias a respeito da anlise do desenho infantil. Um levantamento sistemtico da literatura cientfica brasileira e internacional apontou para oito teorias, que foram estudadas de forma aprofundada. Uma vez dominadas as metodologias de desenvolvimento do grafismo do desenho descritas pelas oito teorias selecionadas, passou-se segunda etapa do trabalho, que envolveu a anlise de desenhos realizados por alunos da Educao Infantil. A anlise foi organizada atravs de um quadro comparativo de maneira que se possa ter uma viso clara sobre as etapas do desenho infantil segundo os estudos apresentados. A organizao desse quadro demonstrou que existe uma elevada correlao entre as etapas do desenvolvimento do grafismo descritas pelas diversas teorias estudadas. Acredita-se que tais iniciativas sero positivas no sentido de ampliar o entendimento dos professores a respeito do desenho produzido pelos alunos da Educao Infantil.

Veja o artigo completo: PDF