Resumo Trabalho

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor(es): BRUNO VIVIANI DOS SANTOS, SABRINA ARAUJO DE ALMEIDA e orientado por PEDRO HUMBERTO FARIA CAMPOS

O presente estudo objetivou analisar e conhecer as representaes sociais da aula de Educao Fsica por alunos do ensino fundamental II, tendo como base a Teoria das Representaes Sociais. O grupo pesquisado foi composto por 89 alunos do ensino fundamental II. Como instrumento, foi utilizado um questionrio contendo uma questo de livre evocao e o tratamento dos dados coletados foi realizado por meio do software EVOC. Os resultados dos elementos mais evocados foram futebol, queimado, jogos e quadra como constituintes do que seria um possvel ncleo central. Esses elementos apontam uma associao da aula de Educao Fsica ligada como sendo uma aula realizada na quadra fortemente influenciada pelo futebol, o queimado e os jogos. Aps, verificamos nas justificativas dos alunos que, a aula de Educao Fsica est relacionada a ludicidade, ou seja, as atividades apresentadas (futebol, queimado e os jogos), possuem uma dinmica de interao entre os alunos, o prazer em jogar com os colegas, desenvolve o esprito de equipe e os sentimentos positivos de confiana e auto-estima. Contudo, nos parece que, a aula de Educao Fsica est restrita apenas em algumas atividades, no proporcionando uma ampliao nos contedos oriundo da cultura corporal de movimento. Neste sentido, podemos apontar algumas questes, como o tempo de formao dos professores desses alunos e com quais objetivos os professores de Educao Fsica priorizam em suas aulas.

Veja o artigo completo: PDF