Resumo Trabalho

CINECLUBE, PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS CURRICULARES OUTRAS NO AMBIENTE DA EJA

Autor(es): ANA CLAUDIA DE MACENA FREITAS D ESTILLAC LEAL, PRISCILA FRANCISCA DOS SANTOS OLIVEIRA e orientado por CLAUDIA MIRANDA

O presente trabalho visa apresentar as vivncias de um cineclube voltado para estudantes da EJA de uma Escola Estadual de ensino mdio, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo propiciar discusses sobre o cotidiano escolar, ambiente social, poltico e econmico ao pblico da EJA, atravs de exibio de filmes seguido de debates, visando auxiliar na formao intelectual, crtico e pessoal dos/as estudantes. O Cine Clube trabalha na incluso de um debate outro que parte das representaes sociais construdas por ns, os/as bolsistas e ao mesmo tempo, pelos/as estudantes. Para desenvolver este estudo, adotamos a pesquisa etnogrfica como metodologia, isto , atravs da imerso no ambiente ao qual atuamos, fazemos nossas aes e intervenes. Esperamos que a experincia com a linguagem cinematogrfica e os diversos temas discutidos e explorados, atravs da mesma, possam suscitar questes que possibilitem uma formao crtica e emancipatria dos sujeitos da EJA. Acreditamos que a criao de um espao de dilogo entre a cultura cinfila e a educao, suscitando prticas curriculares outras, seja uma importante ferramenta na construo da conscincia crtica dos estudantes. Como educadores em formao, as vivncias do cotidiano escolar so, para ns, de extrema importncia. Podemos desta maneira, fazer uma 'ponte' entre a Universidade e a Escola, trazendo, atravs destas relaes e dilogos entre ambas, prticas pedaggicas crticas. Procuramos, a partir disto, viabilizar um espao de livre debate que valoriza a fala do estudante e a coloca como protagonista, primordial na construo e direcionamento das aes vivenciadas no projeto.

Veja o artigo completo: PDF