Resumo Trabalho

O USO DOS JOGOS INTERDISCIPLINARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO DE ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): JOÃO AUGUSTO GALVÃO ROSA COSTA

No cotidiano da E.M. Cora Coralina em Duque de Caxias, uma perspectiva interdisciplinar comea a ser construda no dilogo com a professora regente da turma do 4 ano do Ensino Fundamental em 2017. Nos espaos, nos tempos da escola e nas observaes do cotidiano das aulas de Educao Fsica escolar, observamos durante o processo de ensino que alunos do 4 ano de uma turma apresentavam pouca coerncia na relao de classificao, explorao e cumprimento das regras e tarefas pertencentes aos jogos que enfatizavam capacidades relacionadas ao raciocnio lgico. Isso foi percebido ao longo das aulas pelas reflexes, linguagem e vivncia da turma com jogos que exigiam a observao, explorao, comparao e classificao tanto dos materiais, quanto das regras. A partir do contexto ao qual estou inserido, entendo que optar pela construo de jogos em uma abordagem interdisciplinar a estratgia de interveno mais adequada. Temos por problema a seguinte questo: como a vivncia dos jogos interdisciplinares pelos alunos pode contribuir para o desenvolvimento do raciocnio lgico?. Como objetivo geral queremos investigar se os jogos interdisciplinares podem promover a melhoria do raciocnio lgico nas aulas de Educao Fsica dos alunos do 4 do Ensino Fundamental. Esta pesquisa de abordagem qualitativa e funda-se na pesquisa-ao, utilizando a observao participante e aplicao de um questionrio aberto e fechado como instrumentos de coletas de dados.Consideramos que esta pesquisa encontra-se na fase de anlise e discusso dos dados, visto que estamos percebendo que atravs da observao participante os alunos demonstraram ter conhecimento do raciocnio logico nos jogos, principalmente por aes ligadas ao pensamento organizado no cumprimento das regras. Outro dado baseado nos pressupostos de Piaget (2007), Copi (1987), Avillano (2006) que as interaes coletivas e individuais dos alunos nesses jogos nos revelaram que o raciocnio lgico foi desenvolvido jogos atravs do conhecimento prvio acerca das noes de espao, quantidade, tempo, nmero e organizao do pensamento. Dialogando com Macedo, Petty e Passos (2008) as situaes e problemas no jogo se tornam um recurso fundamental, pois o desenvolvimento e a aprendizagem no esto nos jogos em si, mas principalmente nas aes que so desencadeadas a partir das intervenes e dos desafios propostos, corroborando para a aquisio de conhecimento. Outra constatao fixa-se atravs dos estudos de Japiassu (1976), Thiesen e Fazenda (2008) acerca da atitude interdisciplinar sendo um movimento necessrio aos projetos, saberes e prticas construdas no processo de escolarizao. Parcialmente, entendemos que os jogos interdisciplinares esto voltados para o desenvolvimento do raciocnio lgico dessa turma, todavia analisaremos o questionrio para inferir outras interpretaes e confirmar hipteses percebidas durante a observao participante.

Veja o artigo completo: PDF