Resumo Trabalho

LETRAMENTO(S) E O PROCESSO DE ALFABETIZAR LETRANDO: CONCEPÇÕES DE GESTORES E PROFESSORES DO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO

Autor(es): MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE, IRLANA JANE MENAS DA SILVA

Esta pesquisa objetiva compreender como se configuram as concepes da alfabetizao, do letramento e dos processos de alfabetizar letrando dos gestores, coordenadores e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola inserida no contexto do campo, a fim de relacionar com os encaminhamentos metodolgicos materializados na prtica pedaggica em sala de aula. A pesquisa tomou como referncia emprica dois diretores escolares, dois coordenadores pedaggicos e dois professores do ciclo da alfabetizao, pertencentes a uma comunidade de classe popular situada no contexto do campo. Para tanto, a metodologia utilizada foi observao participante no ambiente escolar, a realizao de entrevistas semiestruturadas, alm da anlise das atividades contidas nos cadernos dos estudantes. As referncias bsicas que respaldaram a pesquisa foram principalmente Andrade (2011), Ferreiro (2001 e 2004), Freire (1988 e 1983), Soares (2000; 2003 e 2004), Rojo (2009). Os resultados apontaram que as concepes dos sujeitos so influenciadas pelas experincias vividas e tais concepes so refletidas na prtica, pois a leitura e a escrita so pautadas pela decifrao dos smbolos lingusticos, com predomnio do mtodo sinttico. Verificou-se que o trabalho organizado em funo do alfabetizar letrando, acontece de forma bastante tmida o que foi comprovado tanto pelas narrativas dos gestores, quanto pelos prprios discursos dos professores, havendo uma predominncia do uso descontextualizado da leitura e da escrita e s em alguns momentos pontuais observou-se uma prtica mais articulada com a realidade social dos sujeitos.

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