Resumo Trabalho

FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA PESQUISA NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES- RJ

Autor(es): ANA LUIZA BARCELOS RIBEIRO, FRANCIELE RAMOS DA COSTA SILVA, THAMIRES GOMES DA SILVA AMARAL e orientado por BIANKA PIRES ANDRÉ

O nmero de crianas com deficincia matriculadas na rede regular de ensino vem aumentando gradativamente durante os ltimos anos, e isto aponta para a necessidade de formao docente capacitada para trabalhar com a diversidade. A proposta deste artigo possibilitar reflexes sobre a realidade que se encontra a formao docente luz da incluso, no municpio de Campos dos Goytacazes/RJ. Embora leis e decretos venham sendo elaborados para que a educao seja inclusiva e permita a todos uma aprendizagem efetiva. Para alcanar esse objetivo, primeiramente orientamos a um breve apanhado de leis, declaraes e orientaes que apontam a necessidade de trabalhar o presente tema com rigor e responsabilidade. Os procedimentos metodolgicos foram de natureza qualitativa. Os resultados apontam a defasagem na abordagem do tema incluso durante a formao docente e carga horria que impede que o professor consiga realizar cursos de capacitao, o que nos leva a compreenso de fatores que dificultam a elaborao e aplicao de prticas pedaggicas inclusivas.

Veja o artigo completo: PDF