Resumo Trabalho

JOGO DOS FILÓSOFOS: O USO DE ELEMENTOS LÚDICOS NA EJA MULTISSERIADA

Autor(es): GABRIEL MOREIRA BERALDI, FRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS

A Educao de Jovens e Adultos tem, sobretudo a partir de meados do sculo XX, sido vista como importante instrumento de incluso, tendo recebido ateno especial na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional de 1996. Esse amparo legal, no entanto, no impede que a EJA seja observada com desconfiana, ignorando os saberes prvios que seus alunos carregam, mesmo sendo acompanhados, muitas vezes, de fracassos escolares. As classes multisseriadas, tambm alvo de desconfiana, embora propostas para realidades com dificuldades especficas, podem ser vislumbradas como oportunidade de incluso, pois so flexveis e rompem com o paradigma da educao tradicional, alm de serem simpticas diversidade e propiciarem a socializao. Classes de EJA multisseriada, embora sejam mais comuns em zonas rurais e no urbanas, encontram-se timidamente presentes nas grandes cidades. Nelas, fundamental que o docente lance mo de recursos que alcancem seu alunado. Um desses recursos a adoo de elementos ldicos em sala de aula. Dessa forma, este trabalho se prope a apresentar a avaliao, por parte de alunos de Ensino Mdio multisseriado da modalidade EJA do Centro de Atividades Santa Luzia, pertencente rede SESI-RJ, de um recurso ldico nas aulas de Filosofia.

Veja o artigo completo: PDF