Resumo Trabalho

O PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: MEDIADOR DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): MARIA ELISABETE FIGUEIREDO DE OLIVEIRA e orientado por PROFª. DRª JANE DO CARMO MACHADO

Considerando o quadro educacional contemporneo, o qual considera a incluso para a construo de uma sociedade igualitria e, consequentemente justa, faz-se necessrio ampliar o conhecimento, fundamentado em estudos que tratam do tema da mediao da aprendizagem de alunos com deficincia intelectual. A presente pesquisa, em desenvolvimento, tem como objetivo analisar os critrios de mediao da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Feuerstein e as contribuies para o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) enquanto mediador da aprendizagem de alunos com deficincia intelectual. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, bibliogrfica tendo como referencial terico os estudos desenvolvidos por Reuven Feuerstein sobre Modificabilidade Cognitiva Estrutural e os critrios de mediao da aprendizagem os quais viabilizam o sucesso do processo pedaggico; aplicando-se ao professor do Atendimento Educacional Especializado como mediador dos alunos com deficincia intelectual no primeiro segmento do ensino fundamental. Os dados sero recolhidos a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com Professores do AEE da Rede Pblica Municipal de Duque de Caxias que atendem alunos do primeiro segmento do ensino fundamental com diagnstico de deficincia intelectual. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: Como os professores do AEE atuam como mediadores da aprendizagem de alunos que apresentam deficincia intelectual no primeiro segmento do ensino fundamental de escolas da rede pblica municipal de Duque de Caxias?

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