Resumo Trabalho

ADEQUAÇÕES PEDAGÓGICAS COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO: UMA REFLEXÃO/AÇÃO NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM

Autor(es): MARISA MENDES MACHADO DE SOUZA, SUZETE ARAUJO OLIVEIRA GOMES e orientado por SUZETE ARAUJO OLIVEIRA GOMES

Sob a gide da universalidade, uma realidade ainda no generalizada, as adequaes pedaggicas adotadas, confeccionadas e utilizadas para proporcionar a aprendizagem, partindo das necessidades dos estudantes, no se tratam de individualismo ou segregao, mas de identificar especificidades, com o cuidado de no estigmatizar ou ressaltar limitaes. Engendrando na identificao de possibilidades e na proposta de um currculo a ser planejado e executado de forma que a interao e o desenvolvimento acadmico sejam favorecidos, destacada a perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem aplicada no processo de incluso escolar de um estudante com Sndrome de X-Frgil. A partir de pesquisa emprica atravs de observao participante, este ensaio tem o objetivo de apresentar os princpios que norteiam a concepo de currculo eficaz e inclusivo para todos os alunos, bem como o nosso olhar sobre a aplicao na prtica propriamente dita, com base na compreenso de que obsoleta uma viso baseada na linearidade da aprendizagem e do desenvolvimento. Partindo das constataes feitas como melhor desempenho do aluno nas atividades com recursos elaborados e avanos promissores quanto alfabetizao, construo de conceitos matemticos e desenvolvimento social na escola, conclumos que a pesquisa apresenta a perspectiva do DUA centrada no no nivelamento cognitivo, tampouco no uso de recursos indiscriminadamente, mas na ao pedaggica voltada para a diversidade de sujeitos. A pesquisa tambm apresenta uma reflexo a respeito da importncia de que educadores no percam nunca o compromisso com a diversidade e com a incluso em educao, sobretudo com a inteireza do humano.

Veja o artigo completo: PDF