Resumo Trabalho

CARTOGRAFIA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): CARLOS MARCLEI ARRUDA RANGEL, MARCELLA RAMOS CONSTANTINO , NATALIA PAIVA DE SOUZA DOS SANTOS, ISABELY CÂNDIDA CARVALHO SANTOS e orientado por DANIEL LUIZ POIO ROBERTI

A pesquisa se props a abrir frentes de dilogos com as reas temticas dos estudos sociais da infncia, educao, psicologia do desenvolvimento, cartografia e geografia escolar. Os estudos sociais da infncia e o construtivismo pedaggico reconhecem, entre outras coisas, o protagonismo do sujeito na formao da sua trajetria pelo conhecimento. O projeto pesquisou propostas metodolgicas e curriculares que discutissem formas de mapear o espao da/pela criana. O espao selecionado para o mapeamento foi a Pr-escola. um espao coletivo, frequentado por pais, alunos, professores e funcionrios. Com a participao de todos os citados, desenvolvemos uma metodologia de pesquisa e de formao de docentes e discentes em cartografia e construmos o mapa sobre a vivncia da pr-escola. O Mapa da vivncia entende crianas, adultos e espao como algo imbricado, uma metodologia que busca representar o conjunto de relaes socioafetivas e espaciais entre os frequentadores (professores, funcionrios e crianas) e a prpria pr-escola.

Veja o artigo completo: PDF