Resumo Trabalho

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ENCONTROS E DESENCONTROS

Autor(es): CLARA E SILVA CAMPOS, ANDRÉA PESSÔA DOS SANTOS

Esta comunicao tem por objetivo apresentar parte da reviso de literatura desenvolvida na pesquisa apresentada no curso de Pedagogia da UERJ/FEBF, intitulada: Alfabetizao e letramento: encontros e desencontros. Visando refletir sobre questes polmicas e inquietaes sobre as concepes de alfabetizao e letramento que, no atual panorama do discurso acadmico brasileiro, vm enfrentando uma disputa acirrada, subsidiada por contraposies de sentidos, propusemos as seguintes questes para a pesquisa: quais so as diferentes concepes de alfabetizao e letramento que circulam no atual discurso acadmico brasileiro? Alfabetizar letrando ou letrar alfabetizando? Existe diferena? De que modo esses conceitos se relacionam? E por fim, como as concepes de alfabetizao e letramento vm sendo entendidas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto, adotamos pressupostos da teoria da enunciao de Bakhtin, buscando compreender nos discursos docentes analisados, a dialogicidade, as vozes sociais, e contrapalavras assumidas. Optamos pela entrevista como procedimento metodolgico, que recebeu complemento de dados de identificao dos professores participantes atravs de questionrios. No contexto das discusses sobre alfabetizao e letramento, buscamos interlocuo com autores que, no cenrio pedaggico brasileiro e no campo discursivo sobre os temas, ocupam o que aqui chamamos de discurso de autoridade.

Veja o artigo completo: PDF