Resumo Trabalho

PEDAGOGIA VISUAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

Autor(es): JOÃO LUCAS IDUINO OLIVEIRA DOS SANTOS, MARCELA ATALA COUTINHO, HECTOR RENAN DA SILVEIRA CALIXTO, ELLEN MIDIÃ LIMA DA SILVA GOMES e orientado por FLÁVIA FAISSAL DE SOUZA

A aquisio tardia, pelos alunos surdos, da lngua estruturada e a falta de recursos adequados, na maioria das escolas, traz tona a necessidade de estratgias pedaggicas que busquem possibilitar, respeitando as especificidades do alunos surdos, a aquisio de forma significativa dos conceitos trabalhados em sala de aula. Posto isso, o objetivo deste estudo , a partir da perspectiva histrico-cultural, analisar a utilizao de mapas conceituais, estruturados a partir dos pressupostos do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e da pedagogia visual, no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos. A pesquisa foi realizada em uma classe no modelo bilngue do Ciclo de Alfabetizao de uma escola pblica de ensino fundamental. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de observao e registro em dirio de campo. Participaram da pesquisa oito alunos surdos e duas professoras bilngues. Os resultados apontam que os mapas conceituais so uma estratgia pedaggica que possibilita o acesso, de forma significativa, ao conhecimento pelos alunos surdos. Embora o foco seja a utilizao dos mapas conceituais pelos alunos surdos, nossas anlises apontam que tambm h benefcios para os professores.

Veja o artigo completo: PDF