Resumo Trabalho

AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE 2005 A 2017 - RESULTADOS INICIAIS

Autor(es): ANDRESSA RODRIGUES MANSO ESTEVES, CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES, MARIA OBINO PENA e orientado por CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES

O presente estudo uma anlise parcial de produes sobre a temtica de avaliao em larga escala, que ainda recente no cenrio educacional brasileiro. Em 2005, o Sistema de Avaliao da Educao Bsica (SAEB) foi reestruturado e o que antes era um exame em larga escala amostral passa a ser censitrio e implanta-se a Avaliao Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil. No mesmo ano, as redes municipais de ensino aderiram s avaliaes externas com o objetivo de diagnosticar as aprendizagens e, como argumento para favorecer a implementao dos testes, prometeu-se a ampliao da distribuio de recursos e fomentar a formao dos professores. Esse acontecimento foi a motivao para iniciarmos as pesquisas a partir deste mesmo ano at 2017. Atravs deste estudo, poderemos compreender as anlises apresentadas pelos pesquisadores acerca das possveis repercusses dos exames de larga escala para as prticas pedaggicas cotidianas das escolas. Construir um banco de dados no qual estaro armazenados trabalhos acadmicos, artigos, peridicos, na rea de avaliao em larga escala, que serviro como principal fonte de consulta para os pesquisadores que estudam a temtica. Os dados coletados permitiro saber se h uma quantidade relevante de produes acerca do assunto dentro do perodo estabelecido para a pesquisa.

Veja o artigo completo: PDF