Resumo Trabalho

“VOCÊS SÃO PROFESSORES”: A TENTATIVA DE FIXAÇÃO DA IDENTIDADE DO (A) PROFESSOR (A)

Autor(es): LHAYS MARINHO DA CONCEIÇÃO FERREIRA

Neste texto h um recorte de uma pesquisa emprica realizada durante o segundo semestre de 2017, num Instituto de Ensino Mdio Normal localizada na periferia do Rio de Janeiro, que destina-se a formar professores para atuarem na educao infantil e no primeiro segmento do ensino fundamental. Com o objetivo de pensarmos sobre a ideia de uma identidade docente fixa, que deve ser alcanada e formada, trazendo para a reflexo trechos de entrevistas feitas com 06 professores da instituio, alm de partes do dirio de campo, que estabeleci a partir do acompanhamento das disciplinas que os mesmos lecionavam. Aproprio-me de aportes ps-estruturais e busco compreender a dinmica da sala de aula, entendendo a provisoriedade e fluidez de sentidos que organizam as relaes dessa dinmica, assumindo uma perspectiva discursiva da mesma. Trago para a discusso os escapes e as tentativas de controle, que fazem parte da produo curricular e cultural da instituio. Percebe-se tambm um jogo de identidades em confronto, de valores em disputa, de padres que se estratificaram, no qual muitas vozes so silenciadas e isso legitima uma estrutura de poder, que prpria do mbito escolar.

Veja o artigo completo: PDF