Resumo Trabalho

UM OLHAR DISCENTE-DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO NAS GRADES CURRICULARES

Autor(es): PRISCILA TAMIASSO-MARTINHON, THAINÁ MARIA DA SILVA QUITETE, ANGELA SANCHES ROCHA, CÉLIA SOUSA

Temticas inclusivas, no mbito educacional, esto relacionadas a vrios fatores que, em ltima anlise, refletem a carncia de polticas pblicas inclusivas e o no cumprimento das aes j existentes. O ensino brasileiro ainda exibe caractersticas excludentes e o corpo escolar se sente despreparado para a atuao em classes com alunos deficientes e/ ou com necessidades educacionais especiais. Devido intensificao de processos inclusivos na sociedade, faz-se necessrio ampliar a discusso sobre esse tema. No se trata apenas de abordar dificuldades por elas enfrentadas para almejar uma dada incluso, ou uma posio no mercado de trabalho, mas tambm de compartilhar o sucesso e a trajetria por elas alcanadas, quando for o caso. O objetivo do presente trabalho consiste em apresentar alguns relatos de experincia sobre essa temtica. Trata-se de um convite reflexo sobre dilemas aos quais alunos e professores esto expostos em seu convvio cotidiano.

Veja o artigo completo: PDF