Resumo Trabalho

O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES SEGUNDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A VISÃO DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autor(es): LILIANI APARECIDA SERENO FONTES DE MEDEIROS, LUANA RAFAELA DE OLIVEIRA BARBOSA e orientado por LILIANI APARECIDA SERENO FONTES DE MEDEIROS

Atualmente, um dos maiores desafios da educao especial a garantia da prtica de uma educao especial inclusiva, tal como prevista e regulamentada por lei. extremamente necessrio que conforme promulgado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao LDB 9394/96, a educao especial seja realizada de forma efetiva atravs de aes, tais como a adaptao curricular e metodolgica com tcnicas e recursos especficos, a adaptao estrutural para receber os alunos de acordo com suas necessidades, e a oferta de uma educao onde o professor seja capacitado para atuar junto aos alunos com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular. Toda e qualquer mudana na escola no deve ocorrer de forma aleatria, mas deve sim ser discutida, acordada e explicitada no Projeto Pedaggico atravs da prtica de uma gesto democrtica das decises tomadas dentro do ambiente escolar. Neste contexto, o presente projeto buscou investigar o ensino de cincias e a educao inclusiva, com nfase em seus desafios e potencialidades segundo o Projeto Poltico Pedaggico e a viso docente. Nossos resultados apontaram que, em relao ao corpo docente, a maioria leciona a mais de cinco anos e ainda no possuem formao especfica na rea, ainda que tenham interesse em formao continuada como forma de se capacitarem para otimizar o processo de ensino-aprendizagem para com seus alunos com NEEs. Os resultados trouxeram tona uma incluso sendo realizada de forma deturpada em significado, o que consequentemente, acrescenta mais carga de dificuldade queles que j possuem necessidades especiais para aprender.

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