Resumo Trabalho

OS DESAFIOS DA VIVÊNCIA INTERDISCIPLINAR E A PESSOALIDADE DO PROFESSOR

Autor(es): CARLOS VIEIRA REDUZINO JUNIOR, IRENE KETHRYN VANDANEZI LABI MEDEIROS, NARA IRLEY DOS SANTOS e orientado por MÔNICA VASCONCELLOS

A pesquisa se desenvolve a partir da relao dos autores deste trabalho na elaborao e implementao de projetos pedaggicos de carter interdisciplinar em escolas pblicas do municpio de Niteri/RJ. Os autores so membros do Grupo PET Conexes de Saberes UFF, cujas atividades realizadas articulam ensino, pesquisa e extenso. Em decorrncia desta vivncia, nos sentimos incitados a realizar uma pesquisa cujo objetivo identificar dificuldades apontadas por licenciandos, frente necessidade de formar consensos no processo de elaborao de projetos interdisciplinares voltados educao bsica. Com tal finalidade, nos dedicaremos composio de um questionrio a ser aplicado junto aos participantes e ex-participantes do referido Grupo PET. Alm do questionrio analisaremos os relatrios de observao dos petianos, nos quais registram os processos de criao e realizao dos projetos, bem como anotaremos suas manifestaes durante as reunies do Grupo, pois nestas ocasies so tomadas todas as decises necessrias. Supomos que as informaes adquiridas apontaro elementos voltados ao desafio de vivenciar, no perodo de formao inicial, a perspectiva da interdisciplinaridade e s dificuldades de delineamento de prticas pedaggicas que contrariam suas experincias escolares anteriores. Estas hipteses tm relao com as informaes adquiridas at o momento, cujo teor revela um misto de encantamento, de conflitos e dificuldades, sobretudo no campo das relaes interpessoais intrnsecas a um trabalho desta natureza.

Veja o artigo completo: PDF