Resumo Trabalho

TRANSIÇÃO ESCOLAR DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS LOCALIZADAS NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO DA RASA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DA CIDADE DE ARMAÇÃO DOS BÚZIO

Autor(es): ANA CAROLINA DE SOUSA VAZ, JAMEL JUNIA RIBEIRO e orientado por LILIAN SAGIO CEZAR

O presente artigo aborda acerca do processo de transio escolar de alunos do 9 ano do Ensino Fundamental para o 1 ano do Ensino Mdio, especificamente em relao a transio de alunos de duas escolas municipais localizadas na Comunidade Remanescente de Quilombo da Rasa, para um colgio estadual e um municipal localizados na rea central da cidade. O interesse pelo tema da transio escolar decorre por verificar, atravs de estudo da literatura especializada, que o ingresso dos alunos que esto saindo do 9 ano do Ensino Fundamental no 1 ano do Ensino Mdio apresenta muitos desafios, como por exemplo, a insegurana por estar em um local ainda desconhecido, organizao de novos materiais, adaptao a novos horrios, novas disciplinas, alm das questes familiares e prprias da juventude. Alm disso, os resultados da pesquisa de dissertao intitulada JUVENTUDE E IDENTIDADE: O sentimento de Pertencimento de alunos do bairro da Rasa em Armao dos Bzios/RJ, realizada no ano de 2014, de autoria de Ana Carolina de Sousa Vaz, apontaram que os jovens que vivem na Comunidade Remanescente de Quilombo da Rasa convivem com situaes de desigualdade e segregao, marcadas por sua condio social e/ou cor de pele, que fazem com que se sintam marginalizados perante aos moradores da rea central da cidade de Armao dos Bzios, sendo esta a localizao das escolas que oferecem a maioria das vagas de Ensino Mdio no municpio de Armao dos Bzios. A metodologia utilizada de natureza qualitativa por meio de reviso bibliogrfica, anlise documental e entrevistas com quatro Orientadoras Educacionais das escolas pesquisadas.

Veja o artigo completo: PDF