Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E JUSTIÇA SOCIAL: POSSÍVEIS DESAFIOS.

Autor(es): BRUNO GONÇALO PENEDO SOUZA

Este trabalho tem como objetivo discutir a educao matemtica crtica trazendo um enfoque sobre a justia social como possibilidade da aplicao da lei 10.369. Neste sentido discute-se a educao matemtica crtica e seus fundamentos, na qual esta pode estar voltada para a justia social e em favor de minorias sociais, polticas e econmicas. Para isso, discute-se alguns paradigmas na qual a matemtica est includa como neutralidade, universalidade e poder. Discute-se a matemtica presente na sociedade em que vivemos e como ela tem formatado a sociedade, podendo fazer maravilhas e horrores. Usando Ole Skvsmose como referencial terico, irei discutir algumas de suas principais preocupaes em relao a educao matemtica crtica que lida com os aspectos scias e polticos da educa matemtica, e como o racismo tambm pode passar pela educao matemtica.. Conclui-se que a educao matemtica crtica e a etnomatematica podem ser usados na aplicao desta lei. Neste sentido podemos convidar os alunos a usar a matemtica para combater as injustias socais, podendo assim contribuir para o empoderamento de povos marginalizados

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