Resumo Trabalho

PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO NA ESCOLA INCLUSIVA: SUPORTE DE ACESSIBILIDADE ACADÊMICO-SOCIAL PARA O ESTUDANTE PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.

Autor(es): MARIA PIEDADE STELITO SABINO, EDICLÉA MASCARENHAS FERNANDES e orientado por EDICLÉA MASCARENHAS FERNANDES

O presente estudo versa sobre a educao inclusiva, objetivando a elaborao de um Plano Educacional Individualizado (PEI) como suporte de acessibilidade acadmico-social para o estudante pblico alvo da educao especial, luz da literatura cientfica, legislaes, diretrizes, normas e orientaes que sustentam a implementao desta modalidade de ensino. Os objetivos especficos buscaro dilogos no coletivo institucional atravs de aes colaborativas: no fazer do Projeto Poltico Pedaggico institucional, nas aes administrativas; na relao escola e famlia, nos procedimentos didtico-pedaggicos acadmico-sociais, na construo do currculo acessvel individualizado, na transio para vida adulta e laboral. A metodologia ancora no estudo de caso com pesquisa e anlise documental e entrevistas semiestruturadas atravs da tcnica de grupos focais. Na sustentao epistemolgica dialogamos com os pressupostos histrico-culturais de Vygotsky, os indicadores da Associao Americana sobre Deficincia Intelectual e Desenvolvimento - (AAIDD).

Veja o artigo completo: PDF