Resumo Trabalho

DEIXE-ME SER ENSINADO: PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA BASEADA NOS PRINCÍPIOS DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM

Autor(es): ILZANI VALEIRA DOS SANTOS, DENISE BARRETO DA SILVA

Este estudo traz dados elaborados sobre a formao continuada para professores da rede municipal de Mesquita (RJ) durante o ano letivo de 2017. Como mtodo, utilizou-se a pesquisa-ao a fim de analisar a ao que se decide tomar para melhorar a prtica. Durante as formaes, apresentou-se a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem que prev a utilizao de mltiplas formas de apresentao dos contedos, de ao e expresso e engajamento durante o processo de ensino-aprendizagem. Logo, esta abordagem visa assegurar que as intervenes pedaggicas ocorridas no ambiente escolar contemplem a diversidade humana. Alm disso, os professores que participaram das formaes fizeram avaliaes da formao a fim de nos trazer a percepo dos mesmos sobre a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem e aplicabilidade dos seus pressupostos. Conclui-se destacando que a formao continuada essencial para garantir a aprendizagem de todos os sujeitos, independentemente de suas condies especficas.

Veja o artigo completo: PDF