Resumo Trabalho

ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE E O MÉTODO DE ENSINO DE FREIRE: UMA ARTICULAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autor(es): CASSANDRA MARIA RIBEIRO COSTA, MARIA CONSUELO ALVES LIMA e orientado por MARIA CONSUELO ALVES LIMA

O ensino de Fsica vem passando por fases de reflexes e questionamentos suscitadas pelo pouco interesse dos alunos pela aprendizagem, mediante as abordagens tradicionalistas utilizadas em muitas escolas brasileiras. Mais precisamente no ensino de fsica, as abordagens mais frequentes do nfase a memorizao e mostram desarticulao entre os contedos trabalhos em sala de aula e a vivncia do aluno no seu cotidiano, dificultando a aprendizagem. Essas problemticas so ainda mais acentuadas na Educao de Jovens e Adultos (EJA), onde a maioria dos alunos j vivenciou excluso da aprendizagem no ensino regular, domando mais um fator de desmotivao pelos estudos. O objetivo desse estudo discutir a abordagem CTS e o mtodo de ensino de Paulo Freire ressaltando que a articulao entre eles pode ser contribuir em aula de Fsica na modalidade da EJA. Metodologicamente, constituiu-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliogrfico. Os resultados da pesquisa apontam que a articulao entre Mtodo de ensino de Freire e a abordagem CTS um caminho possvel para desenvolver nos jovens e adultos uma formao crtica e reflexiva, contribuindo para que eles construam, por meio dos contedos de Fsica, conceitos que ampliem e transformem para melhor o mundo em que vivem.

Veja o artigo completo: PDF