Resumo Trabalho

ESCOLA E INCLUSÃO: A PERMANÊNCIA DE UM ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS, PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM CLASSE COMUM

Autor(es): EDNA MENEZES NASCIMENTO FERREIRA e orientado por CRISTINA LUCIA MAIA COELHO

Este estudo foi elaborado com base em dados empricos, observao da legislao de incluso escolar e documentos norteadores da matrcula e avaliao escolar de um aluno da educao especial. O objetivo descrever o percurso escolar de um aluno com Necessidades Especiais (NE), Pblico Alvo da Educao Especial (PAEE), em turma comum de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro - Brasil. Este aluno foi selecionado por apresentar maior perodo de vnculo ativo na mesma escola municipal, nos anos de 2012 a 2016. Trata-se de um recorte de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, em andamento no Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Incluso da Universidade Federal Fluminense (CMPDI-UFF. Elaboramos um quadro descrevendo o percurso escolar do aluno nos anos de 2012 a 2016, relacionando sua idade cronolgica ao grupamento; representa uma importante contribuio na elaborao do Plano Educacional Individualizado (PEI), pois apresenta os resultados da avaliao anual e seus reflexos na escolarizao do aluno com Necessidades Especiais. ). Com este estudo, podemos identificar que a escola deve proporcionar a todos os alunos conhecimentos e experincias marcantes, driblando as diferenas numa perspectiva inclusiva, adaptando-se s necessidades individuais de cada aluno com fins de garantir avanos que possam ser visualizados em seu percurso escolar.

Veja o artigo completo: PDF