Resumo Trabalho

NAS TRILHAS DO PNAIC: O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS DE 2013 ATÉ 2018

Autor(es): CLAUDIA DE SOUZA LINO

A pesquisa tece consideraes de uma investigao em andamento que vem sendo desenvolvida no mbito do curso de doutorado em educao e que tem como objetivo investigar as repercusses do Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa (PNAIC) no ciclo de alfabetizao da Rede Municipal de Duque de Caxias, identificando os efeitos da poltica na prtica dos professores que atuam no ciclo de alfabetizao. A pesquisa priorizou inicialmente o estudo da organizao curricular em ciclos e da proposta de organizao em ciclo de alfabetizao na rede pesquisada, assim como a concepo de ciclo de alfabetizao indicada nos documentos do PNAIC observando as possveis mudanas na concepo de ciclo de alfabetizao ao longo da implementao do pacto e as orientaes que surgiram na verso final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O fato da rede pesquisada ser organizada em um Ciclo de Alfabetizao h mais de duas dcadas, tendo como legislao e princpio a continuidade das aprendizagens ao longo dos trs primeiros anos do ensino fundamental algo que merece ser apreciado e disseminado no momento em que vivemos, onde a resistncia propositiva se torna um imperativo, em meio aos grandes riscos que cercam a escola pblica. Finalizo na perspectiva de que a reinveno das prticas institudas ao longo da formao dos alfabetizadores no PNAIC, nos possibilitaria pressupor que novas concepes concernentes ao ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetizao estariam sendo formuladas pelos profissionais que aderiram poltica.

Veja o artigo completo: PDF