Resumo Trabalho

OS ESPAÇOSTEMPOS DAS MULTIMÍDIAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES

Autor(es): RAFAEL MARTINS FARIAS, LETICIA DE SOUZA JORGE

Os mltiplos espaostempos ou contextos na formao de docentes foram apontados por Alves (1998) como quatro redes, que permitem compreender a formao de docentes. Nos dias de hoje, nos habituamos a ver crianas conectados ao mundo, pois o uso de alguns artefatos tecnolgicos, como a internet, muito comum e faz parte dos cotidianos vivenciados por estes. Com o surgimento das lan-houses e dos smartphones a possibilidade de uso da internet ficou ainda mais presente na vida de muitos jovens. Por isso, torna-se fundamental passar dos estudos dos meios para os das mediaes. No basta compreender os artefatos, mas interessa conhecer os usos que os praticantes fazem deles. Precisamos estudar as mediaes superando o estudo dos meios, ou seja, preciso percebemos as reaes e relaes que temos ao entrarmos em contato com os meios na criao das tecnologias. Buscamos entender a insero, a apropriao e os usos dos praticantes em suas redes sociais com resistncias, negociaes e na criao de usos diferenciados para aquilo que consome, pois queremos compreender as operaes dos usurios e no os produtos oferecidos no mercado de bens. Dessa maneira, cabe analisar e refletir sobre as experincias e as questes que vamos enfrentando cotidianamente em sala de aula e como buscamos as sadas a elas quando lidamos com as tecnologias. Assim, passamos por distintos espaostempos de nossa formao docente: a ao poltica do Estado, a prtica poltica coletiva e, mais especificamente, a formao acadmica, a prtica pedaggica cotidiana, as pesquisas em educao e o das multimdias.

Veja o artigo completo: PDF