Resumo Trabalho

ARTES E LITERATURA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA PRODUZIR OS SENTIDOS DA LEITURA, ATRAVÉS DA IMAGEM, NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Autor(es): KARINE REGINA LUIZ DE OLIVEIRA

O presente trabalho tem por objetivo analisar as relaes estabelecidas entre texto e imagem nos livros de leitura literria apresentados aos alunos do 7 ano do CIEP 496 da rede pblica de ensino de Itagua. Investigar de que forma essas relaes podem despertar o interesse do jovem pela leitura, contribuir para a formao de leitores crticos e ensin-los a diferenciar, associar ou dissociar textos verbais de no verbais e promover a interao texto/imagem x sujeito e outras redes. As reflexes preliminares iniciaram-se no ano de 2014, quando foram analisados e resenhados 74 livros considerados Altamente Recomendveis em 2013, pela Fundao Nacional do Livro Infantil e Juvenil, como bolsista do projeto de pesquisa A produo de sentidos na literatura infantil e juvenil: linguagens e articulaes. Pretendemos discutir por que a escola, ao invs de estimular a leitura, ignora as possibilidades de produo de sentidos e significados dados ao texto pelo o aluno. Por que o texto no trabalhado de forma multimodal? Por que o livro didtico ao qual eles tm acesso, muitas vezes como nica leitura, no dialoga com outras linguagens e gneros textuais? Por que o aluno termina o Fundamental II sem dominar as principais competncias de leitura e escrita? O aporte terico est principalmente baseado nos estudos da imagem; da ilustrao; produo textual; Anlise do Discurso e gneros textuais; leitura e ensino; comunicao da educao, entre outros.

Veja o artigo completo: PDF