Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO INTERACIONISTA E COLABORATIVA: PRESSUPOSTOS DE PIAGET E VIGOTSKI NO ENSINO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA MELVIN JONES PARA DEFICIENTES VISUAIS

Autor(es): LORRAINE RAQUEL SILVA BENICIO

O conhecimento em torno da informtica considerado cada vez mais importante mediante ao perodo de avano tecnolgico que a sociedade est passando. Dessa forma, iniciou-se a Escola de Informtica Melvin Jones para deficientes visuais, buscando semear esses conhecimentos relacionados a informtica para promover a autonomia das pessoas cegas ou com baixa viso. A Escola de Informtica Melvin Jones um projeto de extenso do Ncleo de Educao Especial e Inclusiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Organizao internacional Lions Club que atua em grandes causas humanistas. Para o sucesso desse curso de informtica foi de extrema importncia a formao de uma rede colaborativa entre as pessoas, na qual um ajuda o outro. Alm disso, deve-se compreender a informtica como uma ferramenta ou uma tecnologia assistiva que possibilita o indivduo a alcanar o propsito no processo de ensino-aprendizagem. Logo, este trabalho tem como objetivo apresentar o benefcio da rede colaborativa e do interacionismo na Escola Melvin Jones, tendo como principal base terica os estudos de Vigotski e Piaget.

Veja o artigo completo: PDF