Resumo Trabalho

(COM)PASSOS E (IM)PASSES NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO CEFET/RJ - CAMPUS PETRÓPOLIS

Autor(es): DAPHNE HOLZER VELIHOVETCHI e orientado por RAFAEL BASTOS

O campus Petrpolis do CEFET/RJ foi inaugurado em 2008 e sua histria recente coincide com o ano de lanamento da Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva Inclusiva - PNEEPI. O Objetivo da pesquisa analisar o processo de implementao da PNEEPI no CEFET/RJ campus Petrpolis, em relao aos embates, impasses e potencialidades desse processo. A metodologia utilizada de natureza Qualitativa, entendendo que a realidade apresentada na instituio de ensino dinmica, sendo a pesquisadora, ao mesmo tempo sujeito e objeto da pesquisa, pois servidora neste mesmo local. Adotou- se a metodologia de Estudo de Caso, com apoio em Yin (2010). Na etapa bibliogrfica, sero aprofundados os estudos acerca da Educao Especial e a sua representao atual. Os autores utilizados como embasamento bibliogrfico so Mantoan (2010), Mazzotta (2011) e Januzzi (2012). Posteriormente, na etapa documental, sero identificados os documentos institucionais que so os orientadores das prticas pedaggicas. Foi usado como critrio para seleo dos documentos do CEFET/RJ os que esto divulgados no endereo eletrnico oficial da instituio, no Dirio Oficial da Unio e ainda, os documentos disponveis para consulta que se encontram no local da pesquisa. Entrevistas semiestruturadas sero realizadas com os atores institucionais diretamente envolvidos no processo de implementao da PNEEPI. Os entrevistados sero selecionados com base na pesquisa documental. A pesquisa encontra-se em seu estgio bibliogrfico e documental. Espera-se que a pesquisa contribua para a realidade, identificando os compassos em relao implementao da referida poltica, bem como agir frente aos impasses do processo

Veja o artigo completo: PDF