Resumo Trabalho

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO COTIDIANO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RODA DE CONVERSA

Autor(es): CAROLINE CABRAL DA COSTA , LUÍS PAULO CRUZ BORGES e orientado por MAÍRA DE OLIVEIRA FREITAS

O trabalho proposto disserta sobre a construo dos espaos de organizao do cotidiano escolar, centralizando as crianas no processo de tomada de decises sobre suas aes, nesse caso, a escolha dos lugares. O relato se passa em uma turma de 1o Ano do Ensino Fundamental do Instituto de Aplicao Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, localizado no bairro Rio Comprido, Rio de Janeiro. A atividade que relatamos ocorre no bojo das aes encaminhadas pelo Projeto de Iniciao docncia (ID) Salas de aula morais: aprendendo e crescendo com os conflitos na escola O respeito ao outro servio do desenvolvimento. As questes de estudo que guiam este trabalho indicam lacunas importantes no debate sobre a resoluo de conflitos no ambiente escolar. Desta forma o projeto de ID se apresenta como importante possibilidade de dilogo sobre temas muito caros escola como tolerncia, respeito, justia, liberdade, cooperao, cidadania, dentre outros. O projeto ocorre de maneira contnua e pressupe colocar a criana no centro da resoluo dos conflitos o que significa produzir sentido lgico para suas relaes coletivas e individuais e, em consequncia disso, ela se desenvolve, organiza o pensamento, ou seja, se autoafirma como sujeito. guisa de concluso, compreendemos que quando temas relacionados a resoluo de conflitos, emergem no dia a dia, fomentamos uma reflexo crtica sobre a sociedade e sobre quais so os nossos papeis no mundo a partir e com a escola. Assim, dando voz s crianas e centralizando nelas cada etapa do processo, possibilitamos que sejam agentes de seu prprio desenvolvimento

Veja o artigo completo: PDF