Resumo Trabalho

INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA – MA

Autor(es): JOSILENI SILVA DE ASSIS DE SOUSA e orientado por CLEUMIR PEREIRA LEAL

A forma como a educao entendida por profissionais diz muito sobre sua prtica pedaggica. Aqui no Brasil a forma como so chamados passou por diversos sinnimos, o ltimo garantido na Lei : educandos com deficincia. O desenvolver desta foi atravs de pesquisa bibliogrfica e documentos legais: LDB 9.394/96, PPP, planejamento. Outra etapa foi aplicao dum questionrio fechado, contendo cinco questes para professores de Qumica nas escolas estaduais no municpio de Aailndia-MA, que indagaram-nos sobre formao continuada, Educao Inclusiva, mtodos e recursos materiais. O resultado demostrou que 88% dos professores no adquiriram formao suficiente para atender a demanda de alunos com deficincia e apenas 12% possuem essa formao. Perguntado sobre a incluso no planejamento de atividades com metodologias voltadas Educao Inclusiva, 12% disseram que sim, 69% que no, 19% relataram que s vezes. Resultado preocupante pois h sim a necessidade de atividades inclusivas. Por conseguinte, foi perguntado sobre se eles costumam utilizar material didtico especfico para atender esses educandos. Resultado no muito diferente do anterior pois, 75% disseram que no e 25% que sim utilizam. ltima questo foi sobre se costumam aperfeioar-se fazendo curso livre na Educao Inclusiva, apenas 19% relataram que sim e 81% que no, onde apesar de entenderem a grande necessidade de aperfeioamento a maioria no o faz. Por fim, nesse intuito que este projeto de pesquisa pretende fazer uma reflexo sobre como os professores de Qumica lidam com a demanda desses alunos em salas regulares de ensino.

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